Aluno |
Título |
Orientador |
Data |
Monografia |
ALAN DE AGUIAR LOPES |
Viagem ao Centro da Terra”: possíveis aplicações práticas ao Ensino de Ciências |
Profº Msc.Waisenhowerk Viera de Melo |
01/2010 |
|
Aline da Conceição Dias |
Aurita, o sagui-da-serra-escuro: múltiplo uso de um livro paradidático |
Prof. Dr. Alexandre de Sá Freire |
01/2016 |
|
Aline de Sousa dos Santos |
O ECLIPSE SOLAR EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA |
Prof. MSc. Waisenhowerk Viera de Melo |
01/2010 |
|
AMANDA DA SILVA MACEDO |
Os Manguezais nos Livros de Ciências Naturais |
Profª Drª Marilene de Sá Cadei |
01/2009 |
|
ANA CAROLINA CLEMENTE DOS SANTOS |
O “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO” E A CIÊNCIA NA SOCIEDADE MODERNA |
Profª. Drª. Andréa Carla de Souza Góes |
01/2011 |
|
ANA CAROLINA DA CRUZ CAMPOS |
Curso de Educação Ambiental Agenda 21 Escolar e o tema Lixo: Uma análise da abordagem dos projetos |
Profa. Mcs. Rosalina Maria de Magalhães Pereira |
02/2012 |
|
ANA CAROLINA MADEIRA SILVEIRA |
As tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências: desenvolvimento de um aplicativo m |
Diogo de Mayrinck |
01/2017 |
|
Ana Eliza de Freitas Martinho |
A Educação Alimentar no Ensino de Biologia: proposta de sequência didática visando à sensibilização |
Profª Dra. Débora de Aguiar Lage |
02/2019 |
|
ANA LÚCIA RODRIGUES DA COSTA |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA DA MATA ATLÂNTICA: O CONHECIMENTO E AS AÇÕES ED |
Profª. Drª. MARILENE DE SÁ CADEI |
01/2011 |
|
André Fillipe de Freitas Fernandes |
PRODUÇÃO DE UM MANUAL DE TÉCNICAS PARA A CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCI |
Profª Dra. Débora de Aguiar Lage |
01/2017 |
|
ANDRÉA FONSECA FERREIRA |
A IMPORTÂNCIA DA MICROBIOLOGIA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO |
Prof. Dra. Andréa Espinola de Siqueira |
01/2010 |
|
ANDRÉIA CAROLINNE DE SOUZA BRITO |
AS MICROALGAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM |
PROFª Drª. MAGUI APARECIDA VALLIM DA SILVA |
01/2013 |
|
ANNE GONI GUEDES |
O uso de sites educacionais no ensino de higiene e saúde |
Profª Msc. Rosalina Maria de Magalhães Pereira. |
01/10 |
|
ANTONIO ELTON LEITÃO RODRIGUES |
Análise do Estado da Arte da pesquisa em ensino sobre doenças negligenciadas na educação básica em e |
Prof. a Rosane Moreira Silva de Meirelles |
01/2018 |
|
Beatriz Almeida Quintanilha |
Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ensino Fundamental: as contribuições do filme Divertida Men |
Prof.ª Dra. Andréa Espinola de Siqueira |
03/2021 |
|
Beatriz de Mello Carvalho Rey |
Guia de visitação para o AquaRio: uma proposta no âmbito da Educação Básica |
Prof. a Dra. Andréa Espinola de Siqueira |
02/2019 |
|
BEATRIZ MIGUEZ NASCIMENTO |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS: DIMINUINDO ENTRAVES |
PROFª. Drª. ANDRÉA ESPINOLA DE SIQUEIRA |
01/2014 |
|
BIANCA DOMINGUES VENTURA |
PARASITISMOS: PROPOSTA DE UM JOGO COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO SANITÁRIA E AMBIENTAL DA POPULAÇÃO E |
ALEXANDRE DE SÁ FREIRE |
02/2015 |
|
BRUNNA TOMAINO DE SOUZA |
CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO |
Profª. Drª. Cibele Schwanke |
01/2010 |
|
BRUNO VINÍCIUS XIMENES DE OLIVEIRA |
ECOS DETERMINISTAS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM RETRATO DO PROJETO GENOMA HUMANO NA REVISTA CIÊNCIA |
Profª. Drª. Andréa Carla de Souza Góes |
01/2011 |
|
CAMILA DE ARAUJO TORRES |
A percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a ecologia dos ecossistemas aquáticos. Rio de Janeiro 2 |
Prof.ª Rosalina de Magalhães |
01/2010 |
|
CAMILA EVANGELISTA DOS SANTOS COSTA |
DESCOBRINDO OS TECIDOS VEGETAIS MICROSCOPIA-MACROSCÓPICA: UMA ABORDAGEM SENSORIAL DE BOTÂNICA PARA D |
VALÉRIA DE OLIVEIRA SILVA |
02/2015 |
|
CAMILA LUNA DA SILVA |
AVALIAÇÃO DO EXERCÍCIO DOS EIXOS-COGNITIVOS DA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009, ATRAVÉS DO USO |
Prof. Msc. WAISENHOWERK VIEIRA DE MELO |
01/2011 |
|
CAMILA SABOIA DE ABREU |
Filmes de animação como recurso didático: Uma proposta para o professor |
Profª. MSc. Lucienne Sampaio de Andrade |
01/10 |
|
CARLOS EDUARDO GONÇALVES CAVALCANTE |
ANÁLISE E UTILIZAÇÃO DO FILME RIO EM SALA DE AULA COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO, ABORDAGEM E DISC |
PROF. MSc. WAISENHOWERK VIEIRA DE MELO |
01/2013 |
|
CAROLINE STAHNKE RICHAU |
Guia de campo para o Jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro |
Andréa Espinola de Siqueira |
01/2017 |
|
DANIEL AlVES ESCODINO |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: SITUAÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DO RI |
Profª. DrªAndréa Carla de Souza Góes |
01/2011 |
|
DANIELLE CRISTINA DUQUE ESTRADA BORIM |
PRÁTICA DOCENTE E DESENCANTO: A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA DINÂMICA EM SALA DE AULA |
Profª. MSc. Lucienne Sampaio de Andrade |
02/2009 |
|
DANIELLE FERREIRA LIMA |
COMO OS TEMAS RELACIONADOS À SEXUALIDADE HUMANA SÃO ABORDADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: visão do profe |
MSc. Rosalina Maria de Magalhães Pereira |
01/2012 |
|
DÉBORA SANTOS DA SILVA |
O REINO FUNGI NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS |
Profª. MSc. LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
01/2009 |
|
DEBORAH MAGALHÃES CANDIDO DE CASTRO |
O CURRÍCULO MÍNIMO DE BIOLOGIA COMO UMA BARREIRA IMPORTANTE AO USO DE AULAS LÚDICAS |
ALEXANDRE DE SÁ FREIRE |
02/2015 |
|
DILMA MELO DA SILVA |
A BOTÂNICA NO VESTIBULAR DA UERJ |
Profª. MSc. Lucienne S. Andrade |
01/2009 |
|
ELLEN PAULA SANTOS DA CONCEIÇÃO |
ESTUDO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO ESCOLAR VOLTADAS PARA A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTO |
LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
02/2009 |
|
EVELIN DOS SANTOS FERREIRA |
ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE VIDA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Prof. MSc. Waisenhowerk Vieira de Melo |
02/2009 |
|
FERNANDA CRISTINA ALBUQUERQUE DA FONSECA |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA II CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE |
Profª. Marilene de Sá Cadei |
02/2008 |
|
FRANCISCA RODRIGUES MAGALHÃES |
O meio ambiente nos livros didáticos |
Prof. Lucienne Sampaio de Andrade |
02/2010 |
|
Gabriel Irene Pereira Guarino |
Botânica pra quê? A divulgação científica sobre plantas em uma feira de Biologia |
Prof.a Dra. Débora de Aguiar Lage |
05/2021 |
|
Gerlaine de Souza Costa |
O Parque Lage como espaço não formal de educação: uma proposta de guia de campo para aulas na Educaç |
: Prof.a Dra. Andréa Espinola de Siqueira |
07/20 |
|
GÉSSICA DE ARAÚJO ROCHA |
ENSINO REGULAR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM TURMAS COM ALUNOS SURDOS: A VISÃO DOS ALUNOS |
PROFª. MSc. ÉRIKA WINAGRASKI |
01/2012 |
|
ISABELA CRISTINA BRITO GONÇALVES |
O conhecimento e a prática pedagógica dos professores sobre os recursos hídricos da Ilha Grande, Ang |
Profa Dra Sonia Barbosa dos Santos |
01/2011 |
|
ISABELA MARIA SEABRA DE LIMA |
Desequilíbrio ambiental : Um olhar sobre a Baía de Guanabara |
Profª Ms. Rosalina de Magalhães |
02/2009 |
|
ISABELA SANTOS VALENTIM |
Divulgação científica e a influência da privação de sono no cotidiano dos adolescentes: um alerta pa |
Profª. Drª. Andréa Carla de Souza Góes |
01/2011 |
|
JAHDER ZANETTI SOARES |
PROPOSIÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA FIXAÇÃO DOS PRINCÍPIOS EVOLUTIVOS |
PROF. DR. LÚCIO PAULO DO A. CRIVANO MACHADO |
01/2014 |
|
JAQUELINE LOPES DE OLIVEIRA |
A ABORDAGEM DADA AOS MOLUSCOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS |
Profª Drª Marilene de Sá Cadei |
02/2010 |
|
JULIANA MAYRA NUNES FARIAS |
Linhagem mitocondrial e os personagens do romance O tempo e o vento: proposta de material didático |
Prof.ª Dra. Andréa Carla de Souza Góes |
01/2015 |
|
JULIANE BARROS DA SILVA |
ASPECTOS AVALIATIVOS SOB A PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO EST |
PROFª ROSALINA MARIA DE MAGALHÃES PEREIRA |
01/2015 |
|
KELLY CRISTINA MOREIRA DOS SANTOS |
Alfabetização Científica Frente a Temática Células-Tronco. |
Waisenhowerk Vieira de Melo |
01/2009 |
|
Kemily Toledo Quiroga Leite |
Avaliação da acessibilidade no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) |
Prof.ª Dra. Andréa Espinola de Siqueira |
01/2019 |
|
LAILA FÁTIMA TEIXEIRA DE ARAUJO |
AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE BACTERIOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO |
Profª. Drª. Andréa Espinola de Siqueira |
01/2011 |
|
LAÍS RADOMSKI VELASCO |
AC CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO PARA PRÁTICAS I |
PROFª. MSc. ELIZABETH DOS SANTOS RIOS |
01/2014 |
|
LALINE RODRIGUES DE ARAÚJO TEIXEIRA |
ABORDAGEM DA PALEONTOLOGIA EM MUSEUS DO RIO DE JANEIRO |
Profª. CIBELE SCHWANKE |
01/2009 |
|
LEANDRO DOS SANTOS LIMA HOHL |
VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE MORADORES DO BAIRROS BANANAL(MUNICÍPIO DE MARICÁ-RJ) A RESP |
PROF.Dr.LÚCIO PAULO DO A. CRIVANO MACHADO |
01/2013 |
|
LEONARDO FERNANDES DANTAS |
RESTINGAS DA ILHA GRANDE: IMPORTÂNCIA E CONSERVAÇÃO |
PROFª. MSc. LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
01/2012 |
|
LÍDIA LAURINDO XAVIER |
A UTILIZAÇÃO DOS KITS DIDÁTICOS DO PROJETO CIÊNCIA NO DIA-A-DIA COMO FACILITADOR DAS AULAS PRÁTICAS |
Lucienne Andrade |
01/2008 |
|
LUCIANA FIUZA DE CASTRO |
A MÍDIA E A EXPECTATIVA DO ESPAÇO ESCOLAR |
Profª. Drª. LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
01/2010 |
|
Luiz Alberto de Souza Filho |
Entre fake news e boatos, lorotas, fofocas e potocas: a divulgação científica em tempos de desinform |
Prof.a Dra. Débora de Aguiar Lage |
12/2020 |
|
MARIANA DOS SANTOS RIBEIRO |
PRESERVAÇÃO DA FAUNA E O ENSINO NÃO FORMAL: UM ENSAIO METODOLÓGICO |
Profª. MSc. LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
02/2009 |
|
MAURÍCIO MARTINS DA SILVA |
OS IDEAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: CONCEITOS E DESDOBRAMENTO |
PROFª. DRª. ANDRÉA ESPINOLA DE SIQUEIRA |
01/2011 |
|
MAXIMIRA DE SOUZA ARÊDES |
POLINIZAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA AVALIAÇÃO DA IMAGENS E DO CONTEÚDO DIDÁTICO |
Profª. Msc. Érika Winagraski |
01/2011 |
|
NATÁLIA CARNEIRO ARDENTE |
A Utilização dos Filmes de Animação “Procurando o Nemo”, “Os Sem Floresta” e “Vida de Inseto” como R |
Profª. Cibele Schwanke |
01/2010 |
|
NATÁLIA COLLARES DE MOURA |
CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES NA VISÃO |
Profª. Drª. MARILENE DE SÁ CADEI |
01/2009 |
|
NATHALIA FERREIRA COSTA |
UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA SOBRE FITOTERÁPICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Profª. Drª. Andréa Carla de Souza Góes |
01/2010 |
|
NATHALIA RAMOS SIQUEIRA |
A Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Campus Maracanã) |
Profª. Drª.Andrea Espinola de Siqueira |
01/2010 |
|
PATRÍCIA DO SOCORRO DE CAMPOS DA SILVA |
CONHECIMENTO SOBRE O CARAMUJO AFRICANO Achatina fulica Bowdich, 1822 entre os estudantes do Ensino F |
Profª Marilene de Sá Cadei |
02/2009 |
|
PIATÃ SANTANA MARQUES |
SABERES E FAZERES LOCAIS NA CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS: BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES |
Profª. Drª. Marilene de Sá Cadei |
01/2010 |
|
RAFAELA FREIRE LIMA |
CONTRIBUIÇÃO DO MUSEU DA VIDA/FIOCRUZ NA APRENDIZAGEM DO TEMA CITOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNO |
Profª. MSc. ROSALINA MAGALHÃES |
01/2010 |
|
Ramon Santiago Ramos Vaz |
O uso do aplicativo Bioparódias no ensino de Ciências e Biologia |
Prof. Dr. Diogo de Mayrinck |
12/2019 |
|
RAQUEL COSTA DA SILVA |
ATITUDES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE: UMA RESPONSABILIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
Profª. CIBELE SCHWANKE |
01/2009 |
|
RENATA MAIA RIBEIRO DE BARROS BRAGA |
GUIA PARA A TRILHA ADAPTADA DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA: UMA PROPOSTA MULTIDISCIPLINAR SOBRE A PER |
PROFª.Drª. ANDRÉA ESPINOLA DE SIQUEIRA |
01/2014 |
|
ROBERTA DA ROCHA OUVERNEY |
Estudos sobre a origem da vida a partir do método científico |
Prof.ª Débora de Aguiar Lage |
01/2015 |
|
Roberto da Silva Alves |
A Origem da Vida em livros didáticos de Ciências: análise de coleções do PNLD 2020 |
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Ferreira dos Santos |
05/2021 |
|
RODRIGO SILVA DE SANT’ANA |
A TECNOLOGIA DO PROTEOMA REPRESENTADA EM MATERIAL DIDÁTICO: APLICAÇÃO NO ESTUDO DO CÂNCER. |
Dra Andréa Carla de Souza Góes |
02/2010 |
|
SABRINA KNUPP DA SILVA |
A aplicabilidade de jogos didáticos no ensino de ciências e biologia: o jogo “Na trilha dos biomas” |
Profª. Dra. Ana Maria Donato |
01/2019 |
|
Thaís Fortunato de Mendonça |
Avaliação da acessibilidade no Caminho Dom Pedro Augusto e no Centro de Visitantes do Parque Naciona |
Prof.ª Dra. Andréa Espinola de Siqueira |
08/2019 |
|
Thamiris Henriques de Oliveira |
“Corrida Silenciosa” e “Interestelar”: Uso de Filmes Como Recurso Didático para o ensino investigati |
Profa. Dra. Rosane Moreira Silva de Meirelles |
12/2020 |
|
THIAGO JOSÉ JESUS REBELLO |
"PLANTA NÃO SERVE PRA NADA?": CONTRIBUIÇÃO À DISCUSSÃO E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INTERAÇÃO D |
MAGUI APARECIDA VALLIM DA SILVA |
02/2016 |
|
Tuan Pedro Dias Correia |
Uso de jogos educativos como recurso didático no ensino de medidas profiláticas às helmintoses: uma |
Prof.ª Dra. Renata Heisler Neves |
08/2020 |
|
VINÍCIUS AMARAL CORRÊA |
AVALIAÇÃO DO TEMA INSETOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PROFª. MSc. LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
01/2012 |
|
VINÍCIUS SOUZA MAGALHÃES LEITE |
Gênero, sexualidade e suas diversidades em trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pes |
Prof.ª Dra. Maria Cristina Ferreira dos Santos |
01/2017 |
|
VIVIANE DA SILVA CRISTINO CORDEIRO |
Mata Atlântica no Livro Didático: Conhecer para Conservar |
Profª. Drª. Marilene de Sá Cadei |
01/2009 |
|
VIVIANE LOUREIRO JORGE |
Recursos didáticos no Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual no Instituto Benjamin Co |
Profª Ms. Rosalina Maria de Magalhães Pereira |
01/2010 |
|
WAGNER SILVA SOUZA |
ESPÉCIES EXÓTICAS E DIVULGAÇÃO: O QUE ALUNOS DA ILHA GRANDE SABEM A RESPEITO |
PROFª. MSc. LUCIENNE SAMPAIO DE ANDRADE |
01/2012 |
|
WANDA VIANNA MURY |
Serpentes peçonhentas e não peçonhentas: Estudo sobre o conhecimento dos alunos |
Profª. MSc. Erika Winagraski |
01/2011 |
|