Projetos de Extensão



Ciência no Dia a Dia
Coordenação: Andréa Carla de S. Góes


Genética na Escola
Coordenação: Andréa Carla de S. Góes

O Departamento de Ensino de Ciências e Biologia / IBRAG oferece a alunos e professores a oportunidade de realizarem experiências que abordem o tema GENÉTICA sob a forma de materiais didáticos.

Material didático para prática de aula "VINCULAÇÃO DE INDIVÍDUOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO DNA" (teste de paternidade).

O material didático consiste em equipamentos e reagentes para a realização de experimentos que simulem um teste de paternidade em 4 etapas.

O primeiro experimento consiste na extração de DNA a partir de frutas. Em seguida, através de um protótipo do aparelho termociclador, demonstra-se a segunda etapa de um teste de paternidade, a qual consiste na amplificação de regiões do DNA denominadas microssatélites. Na terceira etapa, realiza-se uma eletroforese para separar corantes em gel de amido de milho. Após a corrida eletroforética, é possível verificar a vinculação da amostra da criança em relação às amostras mãe e suposto pai, como se estivessem sendo analisadas as regiões microssatélites do DNA. Na quarta e última etapa, são manipulados os "blocos de microssatélites" para se organizar os alelos dos três indivíduos. Com estes blocos, pode-se simular diferentes situações possíveis de inclusão e exclusão de paternidade.

O material didático é acompanhado de uma apostila, que proporciona uma fundamentação teórica do tema seguido de um guia prático com os protocolos e etapas necessários para a realização dos experimentos.

Material para extração de DNA - Com este material poderá ser feita a realização da extração de DNA a partir de frutas, como banana e morango. Os princípios e os reagentes são similares aos utilizados para a extração de DNA a partir de sangue de indivíduos em um laboratório de investigação científica.

Material para Eletroforese - Através deste material pode-se separar os componentes químicos, de acordo com o tamanho, através de uma eletroforese em gel de amido de milho.


Ciências não tem idade
Coordenação: Waisenhowerk Vieira de Melo

Este Projeto visa desenvolver trabalhos na perspectiva da melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas. Nas últimas décadas a sociedade brasileira vem aumentando a expectativa de vida e com isso mais pessoas atingem a terceira idade. Viver mais, porém melhor, com qualidade e independência, implica em administrar os conhecimentos a seu favor. O Departamento de Ensino de Ciências e Biologia possui tradição na formação de professores de Ciências e Biologia, tendo experiência na adequação de conteúdos científicos para uma linguagem acessível a diferentes faixas etárias e ao público leigo. Difundir conhecimentos científicos possíveis de uso no cotidiano, sobre saúde e meio ambiente para pessoas da terceira idade é o objetivo.


Capacitação de Professores e Implementação de Novas Práticas Pedagógicas para o Ensino de Botânica
Coordenação: Andréa Espinola de Siqueira

Apesar de sua importância, o ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os anos/séries da Educação Básica, o que pode ser creditado, em parte, à falta de atividades práticas nas escolas, mas principalmente a insegurança dos docentes no domínio desse conteúdo. O presente projeto visa melhorar o ensino de Botânica capacitando professores de Ciências, por meio de oficinas de formação continuada com produção de recursos didáticos alternativos e propostas de utilização de material didático concreto e aulas digitais. Pretende-se estimular os professores e os alunos do Ensino Fundamental a conhecer a diversidade vegetal do planeta, tendo como base de estudo as áreas de Morfologia e Anatomia Vegetal, fundamentais para o entendimento desses organismos na manutenção dos serviços ecológicos nos diferentes ecossistemas. A meta principal do projeto é possibilitar o acesso ao conhecimento científico gerado pela pesquisa na área da Botânica com: a capacitação dos professores (1), a produção e a utilização de materiais didáticos aternativos (2) e a implementação de práticas laboratoriais (3). A partir dessas ações, o projeto busca romper a barreira que existe entre a Universidade e a Escola, disponibilizando os resultados de pesquisas e metodologias desenvolvidas no meio acadêmico, capacitando os docentes na abordagem dos conteúdos de Botânica e estimulando o interesse dos discentes. Pretende-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos temas de Botânica, no âmbito da disciplina de Ciências.


Guia de Campo do Parque Nacional da Tijuca:uma proposta multidisciplinar
Coordenação: Andrea Espinola

RESUMO
Apesar de sua importância, o ensino de Botânica é muitas vezes negligenciado durante os anos/séries da Educação Básica, o que pode ser creditado, em parte, à falta de atividades práticas nas escolas, mas principalmente a insegurança dos docentes no domínio desse conteúdo. O presente projeto visa melhorar o ensino de Botânica capacitando professores de Ciências, por meio de oficinas de formação continuada com produção de recursos didáticos alternativos e propostas de utilização de material didático concreto e aulas digitais. Pretende-se estimular os professores e os alunos do Ensino Fundamental a conhecer a diversidade vegetal do planeta, tendo como base de estudo as áreas de Morfologia e Anatomia Vegetal, fundamentais para o entendimento desses organismos na manutenção dos serviços ecológicos nos diferentes ecossistemas. A meta principal do projeto é possibilitar o acesso ao conhecimento científico gerado pela pesquisa na área da Botânica com: a capacitação dos professores (1), a produção e a utilização de materiais didáticos alternativos (2) e a implementação de práticas laboratoriais (3). A partir dessas ações, o projeto busca romper a barreira que existe entre a Universidade e a Escola, disponibilizando os resultados de pesquisas e metodologias desenvolvidas no meio acadêmico, capacitando os docentes na abordagem dos conteúdos de Botânica e estimulando o interesse dos discentes. Pretende-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos temas de Botânica, no âmbito da disciplina de Ciências.

Download do Guia de Campo do PARNA Tijuca


Desenvolvimento e aplicação de técnicas de reconstrução e impressão tridimensional no Ensino de Ciências e Biologia
Coordenação: Lúcio Paulo Machado

RESUMO
O foco principal do Ensino de Ciências e Biologia é compreender o processo de aprendizagem e buscar novas metodologias para facilitar o seu desenvolvimento. Adicionalmente, o Ensino de Ciências, bem como o Ensino de Biologia, busca novas formas de divulgar e popularizar a ciência para fazer com que ela possa ser um processo construído pela sociedade como um todo. Uma das ferramentas mais utilizadas atualmente em Ensino de Ciências e Biologia é a elaboração de modelos didáticos. Modelos do corpo humano, por exemplo, são extremamente representativos e úteis, mas geralmente são muito caros para serem adquiridos pela maioria das escolas. Uma infinidade de materiais tem sido utilizada atualmente para diminuir o custo da elaboração de modelos e para aumentar a variedade disponível, mas frequentemente exigem uma simplificação exagerada dos objetos a serem representados. Novas ferramentas de reconstrução e impressão em três dimensões fornecem um potencial ilimitado para a criação de modelos didáticos, bem como de exemplares para exposições. Pretende-se com este projeto desenvolver, aplicar e avaliar a utilização de ferramentas de reconstrução e impressão tridimensional na criação de modelos didáticos para auxiliar no Ensino de Ciências e Biologia em turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Além disso, pretende-se capacitar professores, e futuros professores, de Ciências e Biologia para utilização destas metodologias na Educação Básica. Para o primeiro ano de desenvolvimento foram selecionadas duas escolas municipais, uma do Rio de Janeiro e outra de Nova Iguaçu. Durante o desenvolvimento do projeto serão selecionados modelos potencialmente úteis, bem como serão desenvolvidos novos modelos para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas de Ciências e Biologia. Espera-se também ser possível a avaliação das melhores estratégias para a utilização destas ferramentas na Educação Básica e na formação de professores.