Linhas de pesquisa concluídos


A floresta como espaço multidisciplinar na Educação: conhecendo o Parque Nacional da Tijuca (2012-2013)

Descrição: O projeto pretende fornecer subsídios teóricos que auxiliem os professores, em suas práticas pedagógicas, para a realização de uma aula externa no Parque Nacional da Tijuca.
A pesquisa resultará na publicação de um livro, voltado para os professores da Educação Básica, com um roteiro de visitação detalhado, para a realização de uma aula não formal nas trilhas do Parque Nacional da Tijuca.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Espinola de Siqueira - Coordenador / Ana Maria Donato - Integrante / ALFEU BARRETO - Integrante / ANA ROBERTA TARTAGLIA - Integrante / DANIELLE BENTO DE SOUZA BARROS - Integrante / LÚCIO MEIRELLES PALMA - Integrante / MÁRCIA NUNES RODRIGUES - Integrante / MÁRCIA VERA ÂNCORA DA LUZ - Integrante / MARLON ALMEIDA DOS SANTOS - Integrante / THIAGO ROCHA HAUSSIG - Integrante / Danielle Cristina Duque Estrada Borim - Integrante / Marly Cruz Veiga - Integrante / Alexandre Justino Soares - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1

Capacitação de professores e implementação de novas práticas pedagógicas para o ensino de Botânica na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório (2012-2013)

Descrição: O projeto pretende estimular os professores e os alunos do Ensino Fundamental a conhecer a diversidade vegetal do planeta, tendo como base de estudo as áreas de Morfologia e Anatomia Vegetal, fundamentais para o entendimento desses organismos na manutenção dos serviços ecológicos nos diferentes ecossistemas. A meta principal do projeto é possibilitar o acesso ao conhecimento científico gerado pela pesquisa na área da Botânica com: a capacitação dos professores (1), a produção e a utilização de materiais didáticos alternativos (2) e a implementação de práticas laboratoriais (3). A partir dessas ações, o projeto busca romper a barreira que existe entre a Universidade e a Escola, disponibilizando os resultados de pesquisas e metodologias desenvolvidas no meio acadêmico, capacitando os docentes na abordagem dos conteúdos de Botânica e estimulando o interesse dos discentes. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1).

Integrantes: Andrea Espinola de Siqueira - Coordenador / Waisenhowerk Vieira de Melo - Integrante / Ana Maria Donato - Integrante / Danielle Cristina Duque Estrada Borim - Integrante / LÚCIO PAULO DO AMARAL CRIVANO MACHADO - Integrante / Beatriz Miguez Nascimento - Integrante / Carolina Burlamaqui Barroso - Integrante / Mylena Guedes Passeri - Integrante / Frederico Pegoraro Fernandes Pereira - Integrante.

Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.